14/04/2017

Pressão

Pessoa com jaqueta

É hoje! É para hoje! Sempre.

Você precisa aprender inglês hoje! Seu primeiro milhão antes dos 35! É preciso ter pressa! Pressa!

Pressão. É assim, ser mais, ter mais. Tudo nos empurra para sermos mais. Mas, nós podemos? Sim, nós podemos. Mas não assim. Não desse jeito. Todos nós temos o nosso tempo, a nossa realidade, a nossa verdade.

Meu saudoso professor de filosofia do ensino médio, professor Crispim, me ensinou que verdades são relativas, cada pessoa possui a própria verdade e, indiferente da particularidade dela, não pode ser contestada. Usar burca leva algumas pessoas para o paraíso, assim como usar saia ou ir à missa uma vez por semana. Essas são as verdades de algumas pessoas.

Entender isso nos ensina a ter empatia, a estar nos sapatos dos outros. Podemos trocar verdade por realidade, você tem a própria realidade, às próprias condições.

Vamos lá, vamos desenvolver: Vocês que estão lendo esse texto agora, podem possuir várias realidades diferentes: Você pode ter vindo de escola particular, pode ter frequentado o inglês desde os oito anos de idade, pode ter tido a oportunidade de ter feito intercambio, ter tempo de estudar para aquela federal, enfim pode ter tido todos os recursos que alguém pode ter. Ou você pode ter vindo de escola pública, ter lutado contra os bullying e contra a má vontade dos profissionais da educação da rede pública (desvalorizados desde que Cabral caiu nessa praia), e o inglês que você conhece veio dos jogos piratas do seu PlayStation 1, você pode ter começado à trabalhar aos 16 para ajudar o orçamento da sua casa.

Se você se enquadra no primeiro cenário, agradeça por tudo que você teve, lute para ter uma carreira sensacional, crie valor para sociedade de alguma forma. É seu dever lutar para que outros tenham a mesma oportunidade que você. E, por favor, não seja um idiota.

Agora se você se enquadra na segunda opção, tenha força! Eu sei que a pressão é forte, eu sei que a sociedade cobra para você ser melhor, e o mundo te pressiona até você sufocar. Haverá dias que você não vai aguentar. Tenha calma! Você tem tempo, não se cobre demais, dê um tempo para você mesmo.Se você continuar lutando, o emprego virá! O sucesso também.

Não se sinta mal se você não pode jogar tudo para cima e fazer um mochilão pela Europa. Porém não use isso como muleta para parar de lutar, falta de oportunidade não é desculpa para o ócio. Você pode ter uma carreira tão ou até mais brilhante do que àquelas que tiveram todas as oportunidades, só vai ser mais difícil.

Mas não desanime. Respire! Nada está perdido! Só o que você precisa é não desistir! Resista à pressão! Prove a si mesmo que você consegue!

Escrito por Carlos Oliveira
comentários do facebook
0 comentários do blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário