24/06/2019

Poliana Moça

Poliana Moça

Quando mais nova, eu era chamada de Poliana, como sabia superficialmente a história, ficava chateada, afinal, quem gostaria de ser comparada a alguém que "vivia em mundo cor-de-rosa", parecia-me significado de alguém que acreditava em qualquer pessoa, uma boba e inocente menina.

Que tolice a minha, nada ela tem a ver com isso. Honestamente, seria tão bom termos mais Polianas pelo mundo.

Para você que nunca leu a história, vou lhe dizer que nada do que eu fale irá desvendar o significado de vida que ela passa. Nada do que eu tente representar em palavras irá compor o sentimento de tomar uma "dose de Poliana" e seu Jogo do Contente, um jogo que seu pai lhe ensinara.

Posso apenas, em palavras miúdas, descrever essa linda e esperançosa história . Leitura concluída, e mais uma dessas histórias que enche o coração de esperança. Que maravilha seria se todos pudessem ler Poliana. E digo mais, que magnífico seria se todos lessem Poliana Moça.

Poliana Moça ou Pollyanna Grows up, é o segundo livro da história de Poliana ou Pollyanna, (dependendo da edição do livro o nome pode estar "abrasileirado", a versão que li da Editora Nova fronteira está Poliana, essa edição é simplesmente incrível desde a capa até as folhas, vale a pena tê-la). Escrito por Eleanor H. Porter, em 1915, a história carrega uma bagagem de alegria.

Não era para ser diferente.

Após ter mudado os moradores da cidade de Beldingsville, Poliana precisa ir a Boston passar o inverno, pois sua tia Paulina e seu tio, doutor Chilton, estavam de viagem marcada para a Alemanha. Sua estadia se passa na casa de Ruth Carew, uma mulher que perdeu a esperança na vida após muitos eventos tristes em sua família e o sumiço de seu sobrinho Jamie.

Por esse motivo, a enfermeira Della Wetherby convida Poliana para passar esses meses na casa de Ruth, pensando que a menina Poliana seria a única esperança de "cura" de sua irmã. Sem saber seu propósito ali, a menina alegre que tenta ver sempre o lado bom de tudo, passa por aprovações na cidade grande. Um lugar, segundo ela, cheio de gente, porém onde ninguém se conhecia, não de verdade. Logo para ela que era amiga de todos em sua cidade, precisou encarar muitas novidades e resignificar seu jogo.

Em se tratando de prender o leitor, essa história consegue fazê-lo com muita precisão, pois existe um mistério a ser descoberto. Assim como, depois que a menina vira uma moça de 20 anos, mostra a descoberta do amor.

A narrativa é sublime e fascinante. Não me admira ter lido em 1 dia! Espero que todos vocês tenham uma dose diária de Poliana.
comentários do facebook
0 comentários do blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário