17/01/2019

O amor

Casal

Sobre o que é amor.

Amar não é fácil, é preciso coragem. Coragem para dizer, para sentir, para ser amado e para amar. E como isso é difícil. Como é difícil deixar que o sentimento transborde a alma, que ele tome conta de tudo.

Por mais que existam pessoas que digam que amam, no fundo elas sabem que podem muito mais, só não o fazem. Por medo, talvez? Medo das coisas não derem certo, de tudo acabar do nada. Medo de parecerem idiotas. Mas, então eu pergunto, idiotas por quê? Por amarem?

Que contraditório é o amor, já dizia Camões. Estamos cercados dele, mas não entendemos nada do que verdadeiramente representa. Por isso, durante séculos, estamos tentando desvendar sempre sobre seu significado, sobre o amor verdadeiro, sobre os tipos de amor. E o que, então, seria esse amor, que enche nossa mente de curiosidade e nossos corações de esperança, senão o sentimento mais complexo e completo que podemos ter.

Ele é tão complexo que pode ser confundido facilmente com outros. Com ódio, quando desdenhamos aquele que nos fascina, e com insegurança, quando queremos proteger alguém, ou somos muito protegidos. Tudo isso é amor demais, tudo isso tem o amor envolvido.

E se não sabemos o que é o amor, olhemos a nossa volta.

Amar não é fácil. Escolher não amar, se é que verdadeiramente fazemos isso, é escolher o fácil, não nos preocupamos, não acolhemos, não devemos, não precisamos. Que bom seria escolher não amar. Mas, como sabemos o quão incrível é amar, assumimos todas as consequências.

Afinal, tem coisa mais bonita do que sofrer por amor? É um sofrer que nos faz crescer. É poder enxergar o outro com um novo olhar, sem egoísmo, ódio, rancor.

Maravilhoso é o amor, pois ele possibilita que amemos novamente, com muito mais segurança e força. Amar, é um gesto de entrega.

Vale a pena.


Beatriz Pereira
comentários do facebook
0 comentários do blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário