03/10/2018

Outubro Rosa - Câncer de mama

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 2018 e 2019 serão 1,2 milhões de novos casos de câncer no Brasil, sendo que desses novos casos 29% serão câncer de mama e 8% serão câncer de colo do útero.
O câncer de colo de útero entrou em terceiro lugar, por esse motivo é importante a campanha de vacinação contra o HPV e também os exames preventivos.
Diferente do que muitos pensam, apesar de serem poucos os casos, o câncer de mama também atinge uma parcela dos homens. Por isso é necessário sempre manter a atenção para que se tenha um diagnóstico cedo.

Sinais de câncer de mama
Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início. Ao contrário do que muitos pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum entre as mulheres, mas raramente está associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.
O sinais aparentes começam a partir do momento em que o nódulo se torna palpável, por isso é importante os exames periódicos, como a mamografia, para que se tenha um diagnóstico precoce.

Dentre os sintomas, estão:
1- Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;
2- Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho;
3- Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
4- Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
5- Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
6- Alteração na coloração ou forma da aréola;
7- Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
8- Alterações do tamanho ou forma da mama;
9- Coceira frequente na mama ou no mamilo;
10- Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
11- Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja.

Sintomas

Diagnóstico
A melhor forma de detectar um nódulo na mama é pelo exame de mamografia, não é descartado o autoexame, o qual é muito importante, porém é imprescindível que seja feito periodicamente os exames detalhados com acompanhamento médico, para que seja descartado qualquer hipótese de um câncer de mama.
O objetivo dos exames diagnósticos de rotina é encontrá-lo antes mesmo de causar sintomas. É importante salientar que o câncer de mama pode sim ser curado, para tanto é importante que as pacientes estejam conscientizadas da necessidade na realização dos exames anuais de rotina.
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que seja realizada a mamografia de rastreamento em mulheres de 50 à 69 anos, uma vez a cada dois anos. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil ficará para tratar e maior serão as chances de cura.

Prevenção
Como o câncer de mama é causado por alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, não há como se prevenir o seu aparecimento de forma absoluta. Neste sentido, o que se pode fazer é o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento.
Por outro lado, o meio ambiente pode atuar como adjuvante na manifestação genética que pode dar início ao crescimento de uma célula tumoral. Sendo assim, assumir hábitos de vida saudáveis é fundamental para que o organismo como um todo funcione melhor. Algumas medidas podem ser tomadas, entre elas estão:

- Evitar o fumo;
- Evitar uso de TRH (Terapia de Reposição Hormonal) por tempo prolongado;
- Controle do peso;
- Prática de atividade física;
- Evitar abuso de bebidas alcoólicas;

Tratamentos
Os tipos de tratamento variam conforme o estágio e o desenvolvimento do tumor, também dependerá de outros fatores, como o estado de saúde geral do paciente e preferencias pessoais.
Para tanto, existem os tratamentos locais e os tratamentos sistêmicos. Os locais, que incluem cirurgia e radioterapia, visam tratar um tumor diretamente, sem afetar o resto do corpo. Já os sistêmicos, incluem quimioterapia, terapia hormonal e terapia alvo, tem como objetivo destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes a partir do uso de medicamentos, que podem ser administrados por via oral, ou diretamente na corrente sanguínea para atingir as células cancerígenas em qualquer parte do corpo. A maioria das mulheres com câncer de mama fará algum tipo de cirurgia para retirar o tumor.

Busque ajuda médica e esteja sempre em dia com seus exames.

Esse mês vamos de rosa!
comentários do facebook
0 comentários do blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário